Emergência 193

Batalhão de Emergências Ambientais

Prevenção e Combate a Incêndios Florestais

     O Corpo de Bombeiros Militar é a instituição legitimada pela Constituição do Estado de Mato Grosso, em seu artigo 82, para a realização de serviços de prevenção e extinção de incêndio. Neste contexto, todas as Unidades Operacionais Bombeiro Militar, possuem entre as suas responsabilidades a missão de prevenir e o combater os incêndios florestais no seu perímetro de atuação.

     O Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) é a unidade especializada inserida na estrutura organizacional do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso (CBMMT) encarregada pelo atendimento aos incêndios florestais, as emergências químicas, e as operações aéreas no âmbito estadual.

     A Companhia de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (CPCIF) é a subunidade do BEA que tem a missão de executar as ações de prevenção (educação ambiental, visitas, palestras, campanhas educativas), preparação (cursos de especialização, formação de brigadas florestais, nivelamentos), resposta (nesta fase a companhia atende as demandas de resposta nível 2) e responsabilização (periciar os incêndios florestais) para os incêndios florestais. O atual comandante da companhia é o Ten BM Lucas de Sousa Brito, e apesar de ter um efetivo reduzido, durante a fase de resposta ele é reforçado por especialistas em incêndios florestais de outras unidades para emprego nos combates, seu efetivo previsto é de 40 combatentes.

Florestal!!!

Foto do 5º CPCIF - créditos Coordenação do Curso.