Emergência 193

Batalhão de Emergências Ambientais

Curso de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais - CPCIF

     O Curso de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais/CPCIF tem a finalidade de preparar combatentes florestais para atuar nas fases de preparação, prevenção, resposta e responsabilização nos incêndios florestais, ocorrência que assola o território matogrossense, e o faz um dos estados da federação com maior incidência de incêndios florestais e queimadas.

     Preocupado com o aumento significativo dos focos de calor registrados pelo INPE no Estado, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso desenvolverá o 5º CPCIF, o curso terá 08 semanas, com uma carga horária de 520 horas, com disciplinas gerais e específicas, e estágio operacional supervisionado, neste último, serão colocados em prática os conhecimentos adquiridos durante a realização do curso em operações de campo.

     Essas ações visam cumprir obrigação legal prevista no inciso I do artigo 82 da Constituição Estadual: “realizar serviço de prevenção e extinção de incêndios”. Entretanto, temos consciência de que o problema dos incêndios florestais não se resume ao esforço solitário, pois suas ações provocam danos incalculáveis nas áreas sociais, econômicas, políticas e sobremaneira ao meio ambiente. Assim, o futuro combatente florestal deve se conscientizar da responsabilidade de ser um agente que tem a missão de zelar pela proteção ambiental e assim mitigar o Incêndios Florestais.

Florestal!!!

Fotos do 5º CPCIf - créditos Coordenação do Curso.