EDUCAÇÃO

Corpo de Bombeiros Militar participa da abertura do Campeonato de Karatê-Do em Cuiabá

06/09/2019 - 18:20
Francisca Vilar

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) esteve presente na abertura do Campeonato Nacional de Karatê-Do Tradicional, sediado em Cuiabá. O evento começou nesta sexta-feira (06/09) e se encerrará no sábado (07/09), no ginásio poliesportivo Aecim Tocantins.  Estão participando competidores de vários estados brasileiros como Pará, Maranhão, Ceará, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás, Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso. As categorias disputadas serão júnior, infantil, juvenil e adulto.

Esta não é a primeira vez que a corporação apoia a prática do karatê como esporte inclusivo e educativo, pois já fez parte de outras edições do campeonato. Além disso, o 3º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar em Rondonópolis (3° BBM) atende mais de 1.500 crianças de escolas públicas através do projeto Karabom, que apoio e incentiva a prática do karatê como ferramenta educacional, inclusiva e de resgate de qualquer situação de vulnerabilidade social.

Para o Comandante Geral, Coronel BM Alessandro Borges, o karatê é importante por “fomentar a prática esportiva dos nossas crianças e jovens porque faz com que os alunos sejam focados, que persistam no cumprimento de seus objetivos e sejam disciplinados”. O Comandante cita ainda que “a abertura foi muito emocionante porque temos um atleta com deficiência física que desenvolveu o karatê de forma perfeita dentro das suas limitações. Isso mostra como o esporte insere todas as pessoas e é uma porta aberta para todos, não tendo dificuldade ou limitação para aquele que deseja ser um carateca.” O CBMMT ainda apoiou o evento com a participação do seu Corpo Musical e dos alunos do Projeto Social Bombeiros do Futuro (PSBF).