PARCERIAS

Unidade do CBM de Pontes e Lacerda reverte recursos penais em melhorias das instalações

02/05/2017 - 00:00
Augusto Pereira

A 8ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (CIBM) de Pontes e Lacerda começou nesta terça-feira (02/05) a pintura que finaliza a reforma recente da unidade. A reforma foi possível graças à destinação de uma transação penal de extração ilegal de madeira para o investimento em infraestrutura das unidades da Polícia Técnica de Mato Grosso (Politec) e do Corpo de Bombeiros do município. A penalidade foi revertida em recurso para a segurança pública por iniciativa do Ministério Público do Estado (MPE) e destinada à Politec e à 8ª CIBM em Pontes e Lacerda.

A divisão dos recursos para os referidos órgãos foi uma decisão do Conselho Comunitário de Segurança Pública do Município. O recurso destinado pelo MPE foi de R$ 7.500,00 para a Politec e o mesmo valor para os bombeiros. Além desse valor o Conseg do município ainda destinou cinco mil reais para investimentos na 8ª CIBM.

Entre as benfeitorias realizadas estão a restauração de ambientes administrativos, a reforma do banheiro e vestiário, construção da garagem das viaturas, manutenção de equipamentos operacionais como motosserra e desencarcerador, sistema de acionamento dos bombeiros, manutenção de TI, adesivos das viaturas, entre outras ações de manutenção.

A transação penal que foi convertida no recurso se originou numa ação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) que fez a apreensão das madeiras, a perícia foi acionada e realizou a medição do produto apreendido e foi lavrado o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). Com o intermédio do Conselho da Comunidade, formado por membros da comunidade do município, foi destinado recurso da Justiça Criminal para que a 8ª CIBM melhorasse sua estrutura.

O Tenente Felipe Shiro, que coordenou a reforma na unidade destacou as parcerias da 8ª CIBM. “Sempre temos recorrido ao MPE e ao Juizado Especial da Comarca de Pontes e Lacerda em busca de soluções e temos conseguido respostas positivas”. O Capitão Wallenstein Maia agradeceu o apoio do Ministério Público Estadual em nome do promotor Frederico Ribeiro e à Comarca de Pontes e Lacerda, em nome do juiz Leonardo Tumiati.