HOMENAGEM

Corpo de Bombeiros Militar presta última homenagem a um dos fundadores da Corporação

03/01/2020 - 19:00
CBMMT

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) prestou uma última homenagem, no último fim de semana ao Tenente BM Reformado Edino Rodrigues Fontoura, que faleceu no sábado (28/12/19). O militar fazia parte da primeira turma de bombeiros de Mato Grosso, chamada de Turma Fundadora do CBMMT.
A Corporação foi criada oficialmente em 19 de agosto de 1964, com sua organização de fato em 1967, quando foi ativado o efetivo composto por 42 homens dos quais o então Soldado BM Fontoura fazia parte. Naquele período, o comandante era o 2º Tenente PM Hamylton Sá Correa, que, após cursar a academia Barro Branco, na cidade de São Paulo, retornou a Cuiabá com o firme propósito de instalar na capital de Mato Grosso o Corpo de Bombeiros Militar.
Em entrevista para o livro dos 50 anos do CBMMT, publicado em 2014, o Tenente BM Fontoura relembrou as dificuldades dos primeiros tempos: "No cumprimento do dever, você podia perecer. Para apagar os incêndios, nós usávamos baldes, latas, galho de árvore, pano molhado, o que tivesse na frente. Nós não tínhamos viaturas, íamos no carro de quem solicitou o socorro. Nós íamos combater. Hoje, eu tenho sinais de queimaduras, porque nós sabíamos como nos proteger, mas não tínhamos roupa de combate a incêndios. Quando chegaram os primeiros materiais de proteção, e como já havíamos nos queimado anteriormente, ficou tudo mais fácil", relembrou.
Edino Rodrigues Fontoura morava em Santo Antônio do Leveger e trabalhava na prefeitura quando soube do primeiro concurso do CBMMT, que, naquela época, atuava em moldes diferentes dos dias de hoje. Ele e seus 41 colegas fizeram a prova em 1963 e naquele tempo o quartel do CBMMT era no 1º Batalhão da Polícia Militar, foi lá que os receberam sua primeira instrução de combate a incêndios. Algum tempo depois, em 1975, o 1º Batalhão do Bombeiro Militar foi inaugurado no bairro Verdão, em Cuiabá.
Ainda em entrevista lembrou que “Um militar nosso ia para a Voz do Oeste, porque lá tinha telefone, então ligava para as empresas pedindo apoio com caminhão pipa”.
Em ato de gratidão e respeito pelos anos que o Tenente BM Fontoura serviu o estado de Mato Grosso como bombeiro, sendo um dos fundadores e mostrando sempre dedicação, honra, compromisso e bravura, o CBMMT, junto com familiares, amigos e irmãos de farda realizaram seu velório no 1º Batalhão do Bombeiro Militar neste domingo (29/12).
O ato demonstrou a gratidão a ele por ter feito parte do início da história da Corporação e ter acompanhado seus primeiros passos num tempo em que as dificuldades eram desafiadoras.
O Coronel BM Alessandro Borges Ferreira, Comandante Geral do CBMMT, afirma que “Para o Corpo de Bombeiros Militar essa foi uma grande perda, assim como foi com todos os nossos militares que já serviram à corporação. O Tenente Fontoura fez parte da nossa história e, com certeza, teve um papel muito importante para que chegássemos ao que somos hoje. Desejamos conforto à família e agradecemos por todos esses anos de serviço de qualidade e honra ao Corpo de Bombeiros Militar.”