PROJETO SOCIAL

Bombeiros do Futuro entra na 19° edição em 2017

14/04/2017 - 10:00
Augusto Pereira - CBMMT

Na sexta-feira (12.05), o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso lançou a 19ª Edição do Projeto Social Bombeiros do Futuro, no Palácio Paiaguás, sede do Governo de Mato Grosso. O projeto vai alcançar 150 crianças e adolescentes, de 10 a 15 anos de idade, na Baixada Cuiabana, distribuídos em três salas de aula: 1º Pelotão no município de Cuiabá, no bairro Verdão; 2º Pelotão em Várzea Grande, nas instalações da Escola Municipal de Educação Básica “Líbia Costa Rondon”, no bairro 24 de Dezembro; e no 3º Pelotão, no município de Santo Antônio de Leverger, nas instalações da Escola Estadual “Leônidas de Matos”, no Centro.

Os alunos passarão por 96 horas de instrução no projeto concebido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso, cujo objetivo é promover mudanças positivas em comunidades em que há uma Unidade do Corpo de Bombeiros Militar (UBM). A Major Taciana Nogueira, coordenadora do projeto, afirma que a credibilidade da corporação abre portas com a aceitação das crianças à iniciativa.

Noções de segurança na água, combate a incêndio e disciplina militar são transmitidas às crianças e adolescentes. Com isso, já houve relatos de estudantes que fizeram os primeiros socorros em situações de perigo. O comandante-geral, Coronel BM Alessandro Ferreira, destacou a parceria com os legislativos municipais na realização do programa. Segundo ele, os projetos sociais das outras forças de segurança do Estado de Mato Grosso também estão integrados.

Luiz Eduardo Figueiredo tem 11 anos e é estudante do 6º ano da escola Líbia da Costa Rondon. Ele já sabe que quer ser coronel do Corpo de Bombeiros. Conta que está aprendendo os hinos e noções da disciplina, mas que o mais importante é que "não devemos desistir dos nossos sonhos". A 1ª Edição do Projeto Social Bombeiros do Futuro na Baixada Cuiabana ocorreu no ano de 2006.