Emergência 193

Notícias

TIF 2020

CBMMT e CIOPAER realizam sobrevoo de reconhecimento a incêndios florestais no Pantanal de Mato Grosso

27/07/2020 - 11:02
CBMMT

Neste domingo, (26/07), foi realizado sobrevoo de reconhecimento de incêndios florestais que atingem o setor sul de Poconé, nas proximidades da Transpantaneira, no Pantanal Mato-grossense. O sobrevoo foi realizado na aeronave Águia 04, helicóptero do CIOPAER.

Juntamente com a tripulação da aeronave, estavam embarcados dois oficiais do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), com o objetivo de reavaliar o canário de dois dos principais incêndios que se alastram pela região, sendo um nas proximidades do Parque Estadual Encontro das Águas (Incêndio Florestal  Encontro das Águas) e outro do lado leste da Transpantaneira por volta do km 80 (Incêndio Florestal São José).

Devido a mudança na direção dos ventos no dia 25, sábado, foi necessário a reavaliação das estratégias de combate e assim reorganizar as equipes em solo para a resposta efetiva. Foi possível observar que o IF Encontro das Águas está controlado, e as guarnições continuam empenhadas para a extinção, já o IF São José, continua se alastrando com o perímetro ativo extenso, especialmente, o flanco direito e a cabeça do incêndio. Outros focos secundários também foram detectados e as equipes informadas sobre as localizações.

O BEA, em conjunto com o CIMAN, está definindo estratégias de combate para os próximos períodos operacionais, visando a defesa das propriedades, o controle e a extinção dos incêndios.

Estes dois grandes incêndios florestais já consumiram mais de 35.000 hectares.

O CBM MT também está no Facebook e Instagram. Siga-nos!