Emergência 193

Notícias

TIF 2020

Base descentralizada do CBMMT em Paranatinga extingue incêndios florestais e retira animal em local de risco

03/08/2020 - 11:10
CBMMT

Neste sábado (01/08), por volta das 8h, a Base Descentralizada 4 (BDBM-4) do Corpo de Bombeiros Militar (CBMMT) em Paranatinga foi acionada para atender uma ocorrência em cumprimento à Ordem 2074 da SSD/CR-II e, chegando no local, foi verificando um incêndio em pastagem. Com isso prontamente foi realizado o combate direto utilizando soprador, bombas costais e apoio com um trator tanque do frigorífico Minerva Foods.

Durante o combate a guarnição se deparou com um Réptil (Iguana) que estava quase sendo atingido pelo incêndio. A guarnição fez a retirada do animal para evitar que fosse atingido, hidratou o mesmo e o devolveu ao seu habitat natural em uma área que estava livre dos focos de queimada.

O CBMMT não possui unidade no município, porém, por conta do período proibitivo em que os fatores climáticos aumentam os focos de calor, são destinadas equipes extras para a região para que o tempo resposta seja diminuído e a resposta aos incêndios florestais seja mais eficiente.

Por volta das 13h, a BDBM-4, de Paranatinga, foi acionada para atender uma ocorrência em cumprimento à Ordem 2077 da SSD/CR-II. Chegando no local a equipe verificou que se tratava de um incêndio de grande proporção em palhada de milho e cerrado. Foi realizado o combate direto e indireto, utilizando dois tratores com tanque de água, abafador, mochilas costais, quatro tratores com grade, uma aeronave Air tractor, dois uniporte, três caminhões pipa e uma L200. Aproximadamente 800 hectares foram atingidos pelas chamas.

O CBM MT também está no Facebook e Instagram. Siga-nos!