INCÊNDIO CONTROLADO

Incêndio florestal na APA Cabeceira do Rio Cuiabá é controlado

15/09/2020 - 15:33
CBMMT

Na manhã deste domingo (13/09), a equipe do Grupo de Aviação Bombeiro Militar (GAvBM) realizou um sobrevoo para monitoramento na APA Cabeceira do Rio Cuiabá. O objetivo foi se certificar sobre os resultados alcançados no controle à frente de incêndio que deslocava de leste para oeste, tendo como referência a base estruturada de apoio à aeronave, montada na pista do Sesc Serra Azul.

O combate aconteceu no período noturno do dia anterior pelas equipes terrestres do CBMMT em conjunto com a brigada do Sesc e a comunidade local, que realizaram o confinamento dessa frente de incêndio por meio de aceiros e alargamento de estradas em volta do perímetro do fogo.

Além disso, o combate foi favorecido quando a frente do incêndio alcançou uma área de vegetação menos densa, permitindo que a equipe se aproximasse e extinguisse as chamas. Para os trabalhos de combate realizados na região da APA Cabeceira do Rio Cuiabá no período de 04 a 13/9 foram lançados cerca de 200.000 litros de agente extintor (água) pela aeronave, o que facilitou, de forma conjunta; a aproximação das equipes com os ataques aéreos e direitos pelas equipes terrestres.

A integração das equipes do CBMMT, Exército Brasileiro, Sesc e proprietários rurais, foi fundamental para a assertividade das ações de resposta aos incêndios. As equipes terrestres foram orientadas a permanecer em vigilância nos pontos críticos, a fim de dar uma resposta rápida caso algum foco tenha reignição.

Para este trabalho os recursos empregados foram 1 aeronave de combate do CBMMT, 16 bombeiros militares, 9 militares do exército, 6 brigadistas do Sesc Serra Azul , 1 auto tanque para abastecimento de combustível-ATC, 5 veículos Auto Rápido florestal, 1 caminhão tipo Pipa com capacidade para 9.000 litros de água, 1 trator com pipa de 4 mil litros, além do apoio da comunidade local.