CRBM VII

Operação subaquática desobstrui comportas de Pequenas Centrais Hidrelétricas - PCHs no Rio Braço Norte

15/09/2020 - 17:21
CBMMT

O Comando Regional Bombeiro Militar VII (CRBM VII) realizou, neste final de semana, dias 12 e 13, um trabalho de operação subaquática de desobstrução de entrada de comportas de turbinas de duas Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) instaladas no Rio Braço Norte, entre os municípios de Guarantã do Norte e Novo Mundo.

A primeira PCH atendida foi a Guarantã Energética S/A (BN3), em que os trabalhos se desenvolveram na tarde do sábado (12/09), e no domingo (13/09) a equipe de militares atuou na PCH Novo Mundo Energética S/A (BN4).

A operação decorre da necessidade de limpeza nas entradas das comportas que carreiam o fluxo de água para as turbinas, havendo uma grade contentora, que com o decorrer do tempo acumula dejetos, principalmente pedaços de madeira, que limitando a passagem de água.

Uma dupla de bombeiros mergulhadores desceram até estas comportas, retirando os objetos obstrutivos retidos junto às grades de contenção, objetos estes que foram colocados numa gaiola que é baixada e depois içada por meio de um guindaste.

No primeiro local de trabalho a profundidade era de 18 metros e na segunda PCH os mergulhadores fizeram a retirada de objetos obstrutivos há 21 metros.

Foram empregados militares da 7ª CIBM - Alta Floresta, 12ª CIBM - Colíder e do Núcleo Bombeiro Militar de Guarantã do Norte.