CAPACITAÇÃO

1ª CIBM capacita militares do Exército Brasileiro para combate aos Incêndios Florestais

29/04/2021 - 18:19
CAP BM Kunze | Davi Vittorazzi

Uma equipe da 1ª Companhia Independente de Bombeiro Militar (1ª CIBM) realizou nesta quarta-feira (28/04), na 58º Batalhão de Infantaria Motorizada do Exército Brasileiro (58º BIMtz), em Aragarças (GO), instrução para formação de brigada de combate aos Incêndios Florestais (IF).

A ação do CBMMT visa capacitar as Forças Armadas para que em épocas de incêndios florestais, venham prestar apoio aos bombeiros militares nesses combates. Ao todo, mais de 200 militares passarão por instruções teóricas e práticas.

Em 2020, através da formação ministrada pela 1ª CIBM, o Exército Brasileiro apoiou o CBMMT nas ações de combate aos incêndios em vegetação, além das fiscalizações ambientais em diversas operações integradas, como, por exemplo, a operação “Verde Brasil”, que atenderam municípios como Confresa, São Félix do Araguaia, Canarana e vários outros da região leste do estado de Mato Grosso.

A parceria entre as Forças de Segurança Pública é de suma importância, pois desta forma, a ações de combate, fiscalização e conscientização alcançarão diversos municípios em menor espaço de tempo, além de uma maior efetividade na mitigação dos crimes ambientais cometidos no estado.