MODERNIZAÇÃO

Novo relatório de ocorrências será usado a partir de 1º de janeiro

05/12/2018 - 13:15
CBMMT

Bombeiros Militares da capital e do interior foram capacitados para que o preenchimento dos novos relatórios de ocorrência seja padronizado, em todo o Estado, já no dia primeiro de janeiro de 2019. O CBMMT está modernizando a atual forma de registro de ocorrências visando alinhar os registros operacionais com os parâmetros nacionalmente definidos pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) e pelo Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (LIGABOM).

O objetivo do novo relatório é manter os dados coletados de forma moderna e compatível com a evolução das necessidades da corporação. Os relatórios de ocorrência atualmente vigentes são baseados na NBR 14023 que data de 1997. A comissão de avaliação consultou várias fontes e a partir desta pesquisa constatou a necessidade de se dividir o relatório em partes mais específicas, voltadas para o tipo de atendimento prestado à população.

Desde o início de outubro, oficiais do CBMMT participam de instruções no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). A mudança dos dados coletados nos relatórios faz parte de um projeto maior, que pretende informatizar esses registros com a adoção do software Sistema Integrado de Operações de Segurança Pública Georeferenciadas (Siosp Geo) para geração de ocorrências e despacho de viaturas e do Sistema de Registro de Ocorrências do Corpo de Bombeiros (SROBM), este último software ainda está em fase de elaboração junto ao setor de Tecnologia de Informação da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP) e se destinará para o lançamento dos relatórios de ocorrência.