PREVENÇÃO

Projeto Kim nas Escolas atende 297 crianças em Sorriso

06/12/2018 - 18:00
Maj BM Weber

Na quarta-feira (05/12), a 10ª Companhia Independente Bombeiro Militar, em Sorriso, atendeu 297 crianças na escola Municipal Boa Esperança, com o projeto de prevenção de afogamentos Kim nas Escolas. A ação é realizada através do Fundo de Reequipamento de Bombeiros (FUNREBOM), da Prefeitura Municipal de Sorriso.

Numa área onde existem cachoeiras e vários locais para banho, incluindo o Salto Magessi, uma das grandes belezas do Rio Teles Pires, a população, principalmente as crianças, ficam vulneráveis ao afogamento. Segundo a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático, afogamentos são a segunda maior causa de morte em crianças de 1 a 14 anos no Brasil.

Segundo o Sd BM Teotônio, melhor que repassar os procedimentos preventivos, foi ouvir os vários relatos deles contando sobre diversas situações de perigo seja em casa, clubes, lagos e rios: “Verificamos que o afogamento está muito presente na vida de todas as pessoas”. O Maj Weber complementa dizendo que “muitos desses dados não são mensurados para que possamos ter políticas de prevenção de afogamentos”.

Foram repassados vídeos, orientações e um gibi do projeto, que é de autoria da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático, sobre como se comportar para que o acidente não ocorra. O Maj BM Weber e o Sd BM Teotônio, ambos mergulhadores, puderam repassar algumas operações das quais participaram e contar histórias de como acontecem os afogamentos e as possíveis consequências dos pequenos momentos de descuidos.