ASSISTÊNCIA SOCIAL

Corpo de Bombeiros Militar investe em saúde e bem estar dos profissionais da corporação

18/03/2019 - 17:55
Thays Amorim

Ser um bombeiro militar não é uma responsabilidade simples: esses heróis do fogo atendem diversas ocorrências de risco e são submetidos a condições adversas de trabalho. Visando cuidar da qualidade de vida dos bombeiros, o Comandante-Geral, Cel BM Alessandro Borges, vem buscando proporcionar diversos serviços que cuidem desse aspecto dos militares e dos funcionários civis da instituição.

A Coordenadoria de Assistência Social do CBMMT (BM-2), atualmente, oferece serviços de atendimento psicológico, fisioterapia, agendamento pericial médico, acompanhamento em perícias médicas, convênio com a Pax Nacional Prever, contratos com a Unimed e o projeto PFisiobom, um programa de psicologia e fisioterapia que ocorre no 1º Batalhão Bombeiro Militar, em Cuiabá.

Dois novos contratos da Unimed, sem carência até o mês de maio, tanto no âmbito nacional quando estadual, são as ações mais recentes da BM2. O projeto PFisiobom também é uma novidade. Segundo o Ten BM S Neto, e a Sd Bm Rykaelle, em 2017/2018, 50% dos afastamentos do trabalho foram decorrentes de traumas ortopédicos. O atendimento de fisioterapia e psicologia é uma novidade que entrou em vigência no mês de fevereiro deste ano. Na Coordenadoria de Assistência Social, existem salas destinadas a esse atendimento, com garantia da discrição profissional necessária.

O Ten BM Cleberson, respondendo pela BM-2, comentou o apoio do Comandante-Geral: “O Comandante vem apoiando e, principalmente, incentivando que as coordenadorias busquem estar inovando para beneficiar os militares e os funcionários civis”. Os projetos vêm de encontro com a necessidade do trabalho dos bombeiros militares. A fisioterapia faz um trabalho preventivo, instruindo os militares e tentando reabilitá-lo o mais breve possível para o trabalho. A psicologia lida com o estresse e a carga emocional encarados no dia-a-dia dos bombeiros. Os convênios de saúde, por fim, contribuem com a qualidade de vida com um plano de saúde melhor.

Comandante-Geral do CBMMT homologando o projeto da BM-2